segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como faço para dirigir com chuva?

Bom dia. Eu gostaria de saber o que fazer para passar em poça de água? E em que macha passar?
Raquel – São Paulo / SP

Olá Raquel, tudo bem? Muito obrigado pela sua participação aqui no nosso blog. Quero mandar também um abraço para todos de São Paulo. Sua pergunta é muito interessante e vou tentar lhe ajudar.

Quando encontramos uma poça d`agua é importante agirmos de forma correta pois pode acontecer a aquaplanagem, que é uma fina camada de água entre o pneu e o chão da via. Com isso o motorista pode perder o controle do carro e se envolver em acidente.

Ao passar em uma poça de água, você deve antes se possível, diminuir a velocidade. Poça de água é muito comum em chuva. Nesta situação o motorista deve aumentar a distância de segurança pois a probabilidade de acidente é maior. Quanto mais rápido você passar em uma poça de água maior a chance de ocorrer a aquaplanagem. Então passe devagar se possível para que o pneu tenha mais atrito no solo.

Outra coisa importante é você saber que o limite de água em uma via para transitar com o carro é até a metade da roda. Se o nível da água estiver acima da metade você não deve passar para evitar de ficar ilhada em meio uma enchente.

Então ao passar em poça de água passe com velocidade e marcha reduzida, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário