segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Qual é a hora certa de trocar de marchas?

Estou aprendendo a dirigir e minha maior dificuldade é saber o momento certo de trocar de marcha.Tanto para aumentar quanto diminuir. Gostaria de saber se tem alguma coisa haver com a velocidade ou contagiros do carro?
Otávio Neri

Olá Otávio! Obrigado pela sua participação! Esta dúvida não é só sua. Muitas pessoas tem a mesma dificuldade. Qual é a hora certa de trocar de marchas? Bom, em primeiro lugar é preciso compreender qual a função das marchas no carro. Entendendo isso, fica fácil compreender qual é a hora de trocá-las.

As marchas do veículo são engrenagens que passam a força do motor para as rodas. Cada engrenagem fará com que o carro tenha uma velocidade diferente, maior ou menor. Diante disso podemos dizer que cada marcha tem a sua velocidade própria. Quer dizer, quando eu vou arrancar o carro tenho que sempre colocar a primeira marcha. O carro vai andar em uma velocidade limitada daquela marcha. Para eu colocar a segunda, vou ter que almentar a velocidade acelerando o veículo. Não é um aumento grande de demais, mesmo porque o carro de primeira marcha não vai correr muito. Então eu acelero, aumentando a velocidade. Quando o carro supera a velocidade que é habitual da primeiro, neste momento eu coloco a segunda marcha. O carro de segunda aumentará a velocidade. Vale lembrar que a segunda também tem uma velocidade limite. Então eu acelero novamente aumentando a velocidade. Saio da velocidade que é habitual da segunda e entro na velocidade que é da terceira. Neste momento eu coloco a terceira e assim sucessivamente.

O mesmo se usa na redução de marchas. Se o carro está de terceira, mas a velocidade cai seja para passar em uma lombada ou fazer uma conversão, devo então colocar a marcha daquela velocidade. Se estou de terceira marhca, na velocidade de terceira mas por causa de uma situação tenho que diminuir a velocidade, a marcha tem que acompanhar aquela velocidade, ou seja, tenho que colocar a segunda por causa da redução da velocidade.

Com a prática na auto escola isso vai se tornar automático. Espero ter lhe ajudado e lhe peço que divulgue o site para os seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário